Abstract:
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Deixando para trás o mecanicismo que imperava no início do século XX, em que o único meio de motivar as pessoas era por recompensas financeiras, surge a Teoria das Relações Humanas, como marco inicial e irreversível da valorização do homem dentro das organizações. Numa significativa mudança, fala-se agora em assuntos, até então ignorados como: liderança, motivação, comunicação, dinâmica de grupo e organização informal. Como a ênfase passou a ser no homem como um ser social, surge uma nova preocupação: O que motiva esse homem? Como aproveitar esse homem motivado para obter melhores resultados organizacionais com qualidade e ainda influenciar positivamente os outros funcionários? Dentro deste propósito, surgiram várias teorias a cerca da motivação humana. Muitos autores deram diferentes enfoques ao assunto, tentando entender o comportamento humano, procurando identificar o melhor caminho da sua motivação. Num momento de acirrada concorrência, em que a excelência da qualidade dos produtos e serviços torna-se um fator de competitividade e até mesmo de sobrevivência, as organizações inteligentes trabalham na busca dessa excelência. O trabalho aqui proposto visa identificar os fatores motivacionais e sua contribuição para o alcance dessa excelência, descrevendo a importância da trilogia pessoas, motivação e qualidade neste processo. |