Abstract:
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Neste trabalho apresenta # se uma pesquisa que teve como objetivo identificar o papel, a importância e as implicações da matéria Instrumentação para o Ensino de Física na formação do licenciado em Física, e suas perspectivas à prática pedagógica do futuro professor. A investigação foi realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde esta matéria encontra # se dividida em três disciplinas: Instrumentação para o Ensino de Física "A, B e C". Para a obtenção dos dados de uma pesquisa com enfoque qualitativo, foram utilizadas observações em sala de aula, confecção e aplicação de questionário e entrevistas. Os resultados mostram que a Instrumentação pode preparar uma preparação adequada para a Prática de Ensino, se considerada como pré # requisito desta disciplina. Além de estar de acordo com as demandas atuais para o Ensino de Física no Ensino Médio, sugeridas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Diretrizes para Formação de Professores da Educação Básica em curso Superior, ela também oferece subsídios para a preparação de um professor pesquisador. Apesar do estudo ter sido realizado na UFSC, as conclusões obtidas transcendem a realidade local, pois a Licenciatura em Física é regulada por leis, diretrizes e parâmetros do governo federal, através do Ministério da Educação, que visam os mesmos fins de formação para o profissional da educação. |