Abstract:
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Este estudo, de caráter exploratório, utilizando como procedimento metodológico à abordagem qualitativa, foi desenvolvida segundo uma análise das particularidades do comportamento dos indivíduos. Identifica como foram geridos os riscos do tempo no processo de desenvolvimento de produtos na indústria de laticínios, verificando se este fator - tempo, conduz às empresas do ramo a tornarem-se bem sucedidas, garantindo desta forma a sua permanência no mercado e a sua liderança em termos de competitividade. A condução dessa gestão, tendo como foco a redução do tempo no ciclo de desenvolvimentos de produtos, configura-se em estratégia competitiva em que as metodologias aplicadas na indústria de manufatura coadunam-se com os métodos inseridos nos processos desenvolvidos na indústria de alimentos. Nesse contexto, a cultura de tempos de ciclo não é um modismo mas uma ferramenta indispensável em uma economia cada vez mais complexa num mercado concorrido. Destaca-se, nesta pesquisa, a averiguação dos fatores de análise para que estes levem à compreensão de como se verificam, atualmente, na prática e em tempo real, os aspectos do processo de desenvolvimento de produtos. Da análise resultou a resposta à pergunta dirigida às empresas do ramo de laticínios pesquisadas, que embora não adotadas metodologias formais da gestão do tempo estão conscientes que a metodologia é útil para todas as organizações e independe do porte ou grau de sucesso obtido. Nesse contexto, a finalidade a que se destina este estudo vem de encontro às especulações a respeito do tema, cuja importância encontra respaldo nos conhecimentos de base científica, comprovando a efetividade da pesquisa no intuito de disseminar o conhecimento aos profissionais no gerenciamento dos pontos críticos no processo de desenvolvimento de produto, com ênfase no tempo, segundo as práticas adotadas pela indústria de laticínio. |