Os custos das instituições privadas de ensino superior no estado de Santa Catarina: uma abordagem competitiva

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Os custos das instituições privadas de ensino superior no estado de Santa Catarina: uma abordagem competitiva

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Título: Os custos das instituições privadas de ensino superior no estado de Santa Catarina: uma abordagem competitiva
Autor: Bahiense, Fernando Luiz Andrade
Resumo: Os Custos das Instituições Privadas de Ensino Superior (IES) no Estado de Santa Catarina aborda as IES universitárias e não-universitárias, a vantagem competitiva entre as elas frente à expansão deste ensino. Objetiva verificar a relação entre a forma de organização acadêmica e seus custos. Investiga o equilíbrio deste mercado e o impacto da forma organizacional nos custos das instituições. A hipótese é que o mercado irá se equilibrar, requerendo das instituições universitárias a necessidade de redução de custos ou mudança na forma de organização para competir com IES não-universitárias. Verifica-se que a expansão está propiciando a mudança na forma organizacional das IES, bem como o surgimento de inúmeras outras instituições. Mostra que a variação da oferta se apresenta maior do que a da demanda no período 1994/2000. Encontra o tempo de equilíbrio deste mercado. A partir desta evidência, para as vinte e seis regiões educacionais do estado, projeta-se a demanda e a oferta de vagas para o período 2001/2010, admitindo-se que dez anos retratam o cenário futuro em termos de competição. As formas de organização acadêmica requerem suas próprias especifidades de custos. A análise dos dados mostra que o custo com a docência e com a produção acadêmica das universidades é muito maior que os custos do centro universitário e extremamente maior que os custos das faculdades. As instituições não-universitárias têm um custo operacional unitário em torno de 40% menor que os das universidades. A conclusão é que o equilíbrio de mercado acirra a competição e as IES não-universitárias terão liderança em custos. Poderão reduzir suas margens e deixar as IES universitárias em situação de difícil competitividade. As IES universitárias, por sua vez, se decidirem pela redução operacional de seus custos, enfrentarão o problema da mudança de sua forma de organização acadêmica, já que este é o motivo do custo elevado. Se optarem pelo aumento do número de alunos, se depararão com a necessidade de desenvolvimento de novas tecnologias educacionais que possibilitem sua expansão sem custos adicionais significantes. Recomenda-se uma nova pesquisa para investigar de que forma e com qual intensidade as IES não-universitárias devem, também, realizar atividades de pesquisa e extensão, vinculadas às atividades de ensino, e qual o número máximo de alunos, relativo a cada forma de organização acadêmica, acima do qual devesse, obrigatoriamente, mudar sua forma organizacional. Portanto, evidenciou a questão dos custos, do mercado e da abordagem competitiva, que formam o contexto para a atuação das instituições privadas de ensino superior.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83582
Data: 2002


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