Abstract:
|
Data warehousing é um dos campos de Sistemas de Apoio a Decisão (SAD) com mais rápida expansão na recente Tecnologia da Informação (TI). A Internet, apesar de sua juventude, mostra-se como um superpovoado ambiente de informações e com um alto grau de competitividade. Com o intuito de ampliar o relacionamento com clientes que utilizam sites da Web o presente trabalho busca formular as bases para construção de uma ferramenta SAD que auxilie neste relacionamento. No trabalho são descritos os conceitos referenciados na literatura para construção de um data warehouse de clickstream, demonstrando os requisitos necessários e citando os principais pontos onde diferentes soluções se aplicam, para que, com bases sólidas se verifiquem quais as melhores opções podem ser empregadas na implantação do projeto. De acordo com a estrutura física da organização em estudo, um modelo de implantação de um data mart de clickstream é proposto. Buscando solucionar problemas de navegação e com o foco na busca por uma melhora do serviço prestado para os clientes da organização é executada a implantação do protótipo, o qual mostrou-se importante para auxiliar estas tarefas. Alguns dos resultados obtidos são apresentados, demonstrando assim o poder do protótipo construído. Por fim são discutidas algumas recomendações para trabalhos futuros. |