Abstract:
|
A presente dissertação busca evidenciar, através de textos aqui denominados de canônicos, a trajetória do romance policial, categorizada em três momentos. O primeiro momento enfoca a construção do cânone do romance policial de enigma através das narrativas de Poe e Doyle, contemplando, também, as alterações efetuadas pelos seus seguidores e inovadores. O segundo momento privilegia os textos significativos de ruptura com o clássico, no romance noir de Dashiell Hammett e Raymond Chandler, expressando respectivamente a renovação do modelo clássico e a consolidação do novo cânone. O terceiro momento é configurado pelo romance policial contemporâneo que funde os elementos canônicos do enigma e do noir. Na seqüência, o trabalho aborda o processo de transposição e adaptação dos modelos do romance policial norte-americano e europeu à narrativa policial brasileira. A leitura privilegia o romance O enigma do automóvel de prata, de Ronnie Wells, para representar o primeiro momento dessa adaptação. A presente dissertação busca evidenciar, através de textos aqui denominados de canônicos, a trajetória do romance policial, categorizada em três momentos. O primeiro momento enfoca a construção do cânone do romance policial de enigma através das narrativas de Poe e Doyle, contemplando, também, as alterações efetuadas pelos seus seguidores e inovadores. O segundo momento privilegia os textos significativos de ruptura com o clássico, no romance noir de Dashiell Hammett e Raymond Chandler, expressando A permanência do policial noir é representada pelo texto Bellini e o demônio, de Tony Bellotto. E o último momento de intertextualidade com modelos estrangeiros na literatura brasileira tem como representante o romance O silêncio da chuva, de Garcia-Roza. Encerram o trabalho considerações, questionamentos e reflexões de caráter geral, pertinentes à ética, à poética e à estética do romance policial. |