Poética do mistério e retórica da violência no romance policial: cânones, ruptura e fusão ( intertextualidades e leituras em Dick Peter, Bellini e Espinosa)

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Poética do mistério e retórica da violência no romance policial: cânones, ruptura e fusão ( intertextualidades e leituras em Dick Peter, Bellini e Espinosa)

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Title: Poética do mistério e retórica da violência no romance policial: cânones, ruptura e fusão ( intertextualidades e leituras em Dick Peter, Bellini e Espinosa)
Author: Padrão, Andréa Lúcia Paiva
Abstract: A presente dissertação busca evidenciar, através de textos aqui denominados de canônicos, a trajetória do romance policial, categorizada em três momentos. O primeiro momento enfoca a construção do cânone do romance policial de enigma através das narrativas de Poe e Doyle, contemplando, também, as alterações efetuadas pelos seus seguidores e inovadores. O segundo momento privilegia os textos significativos de ruptura com o clássico, no romance noir de Dashiell Hammett e Raymond Chandler, expressando respectivamente a renovação do modelo clássico e a consolidação do novo cânone. O terceiro momento é configurado pelo romance policial contemporâneo que funde os elementos canônicos do enigma e do noir. Na seqüência, o trabalho aborda o processo de transposição e adaptação dos modelos do romance policial norte-americano e europeu à narrativa policial brasileira. A leitura privilegia o romance O enigma do automóvel de prata, de Ronnie Wells, para representar o primeiro momento dessa adaptação. A presente dissertação busca evidenciar, através de textos aqui denominados de canônicos, a trajetória do romance policial, categorizada em três momentos. O primeiro momento enfoca a construção do cânone do romance policial de enigma através das narrativas de Poe e Doyle, contemplando, também, as alterações efetuadas pelos seus seguidores e inovadores. O segundo momento privilegia os textos significativos de ruptura com o clássico, no romance noir de Dashiell Hammett e Raymond Chandler, expressando A permanência do policial noir é representada pelo texto Bellini e o demônio, de Tony Bellotto. E o último momento de intertextualidade com modelos estrangeiros na literatura brasileira tem como representante o romance O silêncio da chuva, de Garcia-Roza. Encerram o trabalho considerações, questionamentos e reflexões de caráter geral, pertinentes à ética, à poética e à estética do romance policial.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83501
Date: 2002


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