Abstract:
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Este estudo identifica e descreve o processo e os fatores que levaram a Eletronorte, uma concessionária de serviço público de energia elétrica na Amazônia, a adotar o planejamento estratégico. Trata-se de estudo de caso de natureza qualitativa. Foi analisado o período compreendido desde a fundação da Empresa, em 1973, até o ano de 2001. Adotou-se como instrumentos para coleta de dados primários as entrevistas e a observação participante. Foram identificados quatro ciclos de planejamento: de 1978 a 1984; de 1985 a 1989; 1990 a 1995; e 1996 a 2001. O processo de planejamento estratégico foi adotado no segundo e quarto período. Dentre os "stakeholders" relevantes que influenciaram a gestão da Empresa, destaca-se, em todos os períodos, o Governo Federal e a Eletrobrás. O processo de planejamento estratégico foi o grande orientador para o realinhamento da organização ao novo ambiente do País e do setor elétrico. Foi introduzido na Empresa no ciclo de 1985 a 1989, não se produzindo, porém, os efeitos esperados. No ciclo de 1996 a 2001, o planejamento estratégico foi um importante instrumento de gestão catalisando e sendo fortalecido pelos outros instrumentos do sistema de gestão da organização. A utilização do planejamento estratégico contribui para a adaptação da organização ao ambiente do setor elétrico, definindo rumo e estabelecendo direcionadores para a modernização da gestão empresarial. |