Abstract:
|
A evolução dos meios de telecomunicação, como a Internet, as linhas telefônicas via fibra ótica, o barateamento do uso de satélites, a conseqüente queda de fronteiras quanto ao acesso tecnológico, a própria necessidade de atualização profissional a custos reduzidos, a instabilidade e a exigência de um mercado internacionalizado e competitivo, entre outras variáveis, têm conduzido empresas de produção, a novas formas de gerenciamento e políticas de recursos humanos. As NTIC, Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o Ensino a Distância vêm se destacando como alternativa de atualização, capacitação e formação profissional, em todos os níveis e áreas do conhecimento. O ambiente empresarial mais competitivo, em função da internacionalização da economia e de novas formas de gestão de recursos humanos, tem levado as empresas a buscar o crescimento, mais estabilidade, ou ao menos a manutenção de seu lugar no mercado. Este trabalho trata inicialmente das universidades corporativas, das novas tecnologias de informação e comunicação, passando pelas variáveis relacionadas ao tema, como as inovações nas telecomunicações que permitem encurtar as distâncias, e também os meios e técnicas de EaD. Em seguida propõe elementos de um modelo, considerando tais inovações, propondo-se um modelo de procedimento genérico para o design instrucional no ambiente corporativo, possibilitando, por meio de inferências teóricas e práticas, comprovar e fundamentar o modelo e seus elementos propostos. |