Abstract:
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Este estudo teve como objetivo propor um modelo de orientação para implantação de programa de excelência empresarial, sob a ótica da aprendizagem organizacional. Utilizando-se da pesquisa-ação, foi implantado o Programa de Excelência da Superintendência de Água e Esgotos de Ituiutaba (SAE) - MG, com a finalidade de conquistar o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento. Paralelamente foi feita a descrição da vivência da implantação do Programa de Excelência SAE, usando um modelo empírico mediado pela percepção da pesquisadora. O confronto entre o modelo empírico vivenciado e abordagens de pesquisadores da aprendizagem organizacional do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) para controle de processo e dos quatro pilares para a educação do século XXI proporcionou a criação de um modelo proposto pela pesquisadora deste estudo. Finalmente, realizou-se o processo de avaliação da aplicação do modelo proposto do ponto de vista da comunidade interna e do resultado financeiro. Para a comunidade interna, utilizou-se do instrumento entrevista semi-estruturada para uma amostragem de 27% (vinte e sete per cento) de sujeitos pertencentes à empresa. Na avaliação processual quantitativa do resultado financeiro da Autarquia, evidenciou-se uma melhora considerável. Correspondente a esses resultados - percepção da comunidade interna e resultado financeiro - observou-se que a empresa se transformou em uma organização que aprende. As pessoas da organização possuem a possibilidade de romper paradigmas, aprendendo a aprender e a (des)aprender as idéias pré-concebidas. Assim, percebendo-se no direito de pensar por si mesmo, criar, de inovar e participar, ativamente, de seu próprio crescimento; enfim, de sentirem-se aprendizes diante da vida. |