Uso da tecnologia na educação rural: estudo de caso

DSpace Repository

A- A A+

Uso da tecnologia na educação rural: estudo de caso

Show full item record

Title: Uso da tecnologia na educação rural: estudo de caso
Author: Canone, Ivan Matos
Abstract: O enfoque crítico está em oferecer uma educação tecnológica por meio de estudos de caso identificando um modelo alternativo de mídia, mais adequada a uma região rural. O estudo apresenta inicialmente os aspectos sócio-culturais do público-alvo, as referências do ensino à distância, e a estrutura para o ensino à distância, considerando-se os procedimentos e as metodologias de várias instituições nacionais e internacionais, garantindo a abrangência dos critérios e itens a serem avaliados. O objetivo do projeto é proporcionar ao pequeno agricultor rural valores tecnológicos como forma de alterar sua condição de subsistência. O modelo de mídia identificada no espaço-território servirá de veículo para disseminar informações técnicas do aprender fazer, alterando desta forma a condição sócio-econômica. O primeiro estudo de caso é a pesquisa de campo, que procura identificar qual o modelo de mídia mais adequada ao espaço-território, para ser utilizada como veículo transmissor de informações tecnológicas. O segundo estudo de caso é a fase educativa, em que o modelo de mídia adequada ao espaço-teritório é utilizada na aprendizagem como veículo para transmitir informações tecnológicas. O terceiro estudo de caso é a avaliação do processo ensino aprendizagem, em que a aplicação de experiências em algumas famílias apresentaram resultados significativos e qualitativos. Os resultados obtidos sinalizam para a viabilidade de um modelo de mídia através de vídeo adequada ao espaço-território, do agricultor rural para uma educação através do ensino a distância.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83370
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
190590.pdf 19.53Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar