Abstract:
|
O enfoque crítico está em oferecer uma educação tecnológica por meio de estudos de caso identificando um modelo alternativo de mídia, mais adequada a uma região rural. O estudo apresenta inicialmente os aspectos sócio-culturais do público-alvo, as referências do ensino à distância, e a estrutura para o ensino à distância, considerando-se os procedimentos e as metodologias de várias instituições nacionais e internacionais, garantindo a abrangência dos critérios e itens a serem avaliados. O objetivo do projeto é proporcionar ao pequeno agricultor rural valores tecnológicos como forma de alterar sua condição de subsistência. O modelo de mídia identificada no espaço-território servirá de veículo para disseminar informações técnicas do aprender fazer, alterando desta forma a condição sócio-econômica. O primeiro estudo de caso é a pesquisa de campo, que procura identificar qual o modelo de mídia mais adequada ao espaço-território, para ser utilizada como veículo transmissor de informações tecnológicas. O segundo estudo de caso é a fase educativa, em que o modelo de mídia adequada ao espaço-teritório é utilizada na aprendizagem como veículo para transmitir informações tecnológicas. O terceiro estudo de caso é a avaliação do processo ensino aprendizagem, em que a aplicação de experiências em algumas famílias apresentaram resultados significativos e qualitativos. Os resultados obtidos sinalizam para a viabilidade de um modelo de mídia através de vídeo adequada ao espaço-território, do agricultor rural para uma educação através do ensino a distância. |