Abstract:
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O crédito mercantil, centro das atenções deste trabalho, tem sido concedido com base na análise das fichas cadastrais, e a partir destas, nas informações obtidas junto às fontes de referências comerciais e bancárias, por constituir-se num critério informativo tradicional no mundo dos negócios. Nas situações em que os valores concedidos suplantam montantes que cada empresa determina, ou naquelas em que os clientes tendem a tornar-se importantes pela freqüência de compras ou acúmulo de débitos; ou mesmo quando os departamentos de crédito têm estrutura técnica para tal, a Contabilidade expressa sua contribuição para a importante tarefa de conceder-se um crédito, através de suas demonstrações financeiras e da análise e interpretação que seus dados podem propiciar aos analistas. Dentro deste panorama, foi estudada a importância que o crédito mercantil representa para as empresas brasileiras, examinando-o como um risco que a administração financeira tem como objetivo estimar do modo mais adequado possível, procurando inclusive, minimizá-lo. Pela pressão que a área comercial exerce, pela deficiente estrutura técnica em algumas empresas, pela confiança obtida dos clientes que tradicionalmente se mantêm pontuais ao longo dos anos de relacionamento; os analistas de crédito têm encontrado dificuldades na implantação de limites de crédito que signifiquem razoável segurança de recebimento, e que possam constituir-se no valor máximo a satisfazer a área comercial na busca de suas metas de venda. O objetivo deste trabalho é contribuir para o estudo de indicadores de limite de crédito, pela propositura de um modelo após análise de outros, possibilitando-se a escolha do que for mais seguro na tarefa de eliminar-se conflitos entre áreas de crédito e comercial, além de buscar-se o equilíbrio do risco envolvido nas atividades mercantis. O modelo proposto está identificado dentro da análise de balanços, foi comparado com outros indicadores conhecidos, e sua utilização como instrumento de concessão de crédito auxiliará na melhoria da qualidade das decisões. |