Abstract:
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O objetivo desta pesquisa consistiu em identificar se os valores organizacionais compartilhados pelos funcionários e dirigentes favorecem uma cultura organizacional conservadora ou inovadora nos Supermercados Imperatriz. Para atingir esse propósito, inicialmente, investigou-se a literatura relativa à cultura, os valores e a mudança organizacionais, no sentido de proporcionar uma consistência teórica-empírica. Posteriormente, desenvolveu-se a pesquisa investigatória na empresa objeto de estudo. O método que caracterizou esta pesquisa foi o estudo de caso e optou-se por um estudo exploratório e descritivo. A população envolvida foi formada por 56 funcionários, porém, na pesquisa utilizaram-se 48 pessoas desse universo. Os dados foram obtidos junto a fontes primárias e secundárias, por meio da aplicação de questionário com perguntas fechadas, contendo afirmativas aos funcionários. Aplicaram-se também entrevistas semi-estruturadas aos dirigentes. A fonte secundária consubstanciou-se em informações complementares obtidas através de documentos organizacionais dos Supermercados Imperatriz. A análise dos dados foi efetuada de forma descritivo-interpretativa, cujos procedimentos metodológicos adotados foram predominantemente quantitativos. Utilizaram-se análise de conteúdo e análise documental como procedimentos para o tratamento da totalidade dos dados coletados. Os resultados do presente estudo revelaram que os valores organizacionais compartilhados pelos funcionários favorecem uma cultura organizacional inovadora, apesar de que também se constataram características da cultura conservadora. |