Abstract:
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Esta dissertação tem como objetivo reforçar a significação do processo de capacitação profissional para o servidor TA, que desempenha a função de gerência em universidade pública federal, mais especificamente, a UFJF. Para subsidiar este estudo foram selecionadas e sistematizadas reflexões de autores que tratam da temática da capacitação profissional e de temáticas correlatas como reforma da administração pública brasileira e administração holística. Esta sistematização foi realizada a partir do levantamento e seleção de bibliografia que contém referências substantivas e qualitativas sobre o assunto. Além desta sistematização, foi feita uma coleta da dados, com 27 TA, que estão exercendo a função de gerente em instâncias da UFJF. A dissertação procura dimensionar e correlacionar as contribuições de autores, situando convergências e divergências, na perspectiva de que é preciso entender o processo de capacitação profissional na contemporaneidade, influenciado pelas mudanças na administração da universidade pública. Com este estudo, buscou-se evidenciar questionamentos que permitem caminhar na busca de respostas para o entendimento do processo de capacitação, em nível de gerenciamento, diante da valorização das funções e competências que lhe são inerentes. Devido a esta preocupação é que foi reafirmado o compromisso com a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela universidade pública, apontando recomendações que podem contribuir para o processo de capacitação do TA, que ocupa funções de gerência. |