Proposta de inclusão do consumidor como agente participativo no processo de desenvolvimento de novos produtos alimentícios

DSpace Repository

A- A A+

Proposta de inclusão do consumidor como agente participativo no processo de desenvolvimento de novos produtos alimentícios

Show full item record

Title: Proposta de inclusão do consumidor como agente participativo no processo de desenvolvimento de novos produtos alimentícios
Author: Mattiello, Nereu Vilmar
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo, demonstrar a partir de uma abordagem de conceituação contemporânea, o contexto em que podemos observar os avanços nos processos de inter-relação entre fornecedores industriais e consumidor final no fenômeno de criação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de novos produtos, com a possibilidade de envolvimento do consumidor final em parte dos processos. Trabalho realizado com base em um estudo de caso de empresa industrial que mantêm intenso relacionamento com o mercado consumidor. Na parte inicial apresenta-se os aspectos relevantes sobre o comportamento do consumidor frente aos fatores pessoais e ambientais em suas tomadas de decisão e comportamentos de compra, bem como suas relações com o meio. Avalia-se principalmente o processo evolutivo e interativo a partir do poder de percepção sobre o mercado e experiências, tendo como agente influenciador, o Código de Defesa do Consumidor, instrumento normativo legal criado para definir direitos e orientar decisões que eventualmente possam envolver o poder judiciário. Proporcionando ao consumidor direitos concretos, que o impelem a adotar um novo perfil de conduta atitudinal, em que passa a exigir seus direitos e conseqüentemente influenciando as empresas a reverem produtos, processos industriais e condutas de comunicação com clientes reclamantes. Complementamos a diretriz inicial, com o estudo voltado a produtos, analisando-se conceitos básicos que permitem um melhor entendimento sobre sua evolução, e mudanças mercadológicas ocorridas desde o processo de trocas. Permitindo um entendimento mais aprofundado sobre a necessidade em desvendar os desejos dos consumidores, dando atenção especial ao público reclamante que detêm pré-disposição em criticar e apresentar sugestões de melhorias. O envolvimento dos públicos interno e externo no desenvolvimento de produtos na conjuntura atual, levando-se em consideração os aspectos tecnológicos e de velocidade na tomada de decisões, que influencia a diminuição do ciclo de vida dos produtos. Finalizando com os tradicionais e modernos formatos adotados para o desenvolvimento em projetos de novos produtos, reforçando os conceitos de que quanto maior for o envolvimento dos usuários, maiores serão as possibilidades de sucesso. Podendo assim convergir em aspectos comportamentais decisórios, com necessidades de mudanças nos processos e plantas industriais. Seqüencialmente realizou-se uma pesquisa de campo, com consumidores, para a exposição dos fenômenos abordados, buscando respostas ao problema em estudo, procurando definir o perfil dos entrevistados e verificando a manifestação participativa e positiva dos entrevistados sobre os processos internos que envolvem o desenvolvimento de produtos, como forma de buscar o atendimento às suas necessidades e inibir possíveis problemas advindos de projetos elaborados por áreas internas da empresa e/ou pesquisas aplicadas apenas por métodos convencionais. Paralelamente fez-se junto à empresa, um levantamento sobre a recepção e condução de reclamações e elaboração de novos projetos, detectando a confirmação pelo grupo interno responsável pelos processos, sobre a acessibilidade de consumidores selecionados por critérios, a participarem diretamente do desenvolvimento de produtos. Finalizando o trabalho, são apresentadas sugestões para formação de grupos específicos em pesquisa. Formatando-se uma nova proposta de pesquisa e desenvolvimento. Apostar no futuro é desvendar as ansiedades dos clientes hoje, tendo uma visão futurista que permeie as iniciativas em inovação.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83267
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
190835.pdf 1.778Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar