Abstract:
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O presente trabalho apresenta um panorama das políticas públicas de formação do professor no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394 de 26/12/1996, considerando ainda as questões das transformações da sociedade contemporânea com o advento das novas tecnologias da informação e da comunicação, a demanda pela formação deste profissional em nível universitário tendo em vista não só o aspecto legal, bem como o perfil desejado pela sociedade que exige uma melhoria da qualidade da educação em todos os níveis. Analisa o papel da universidade no processo de concretização destas políticas, preservando a sua identidade e construindo novas perspectivas para a graduação de professores, recorrendo inclusive à diversificação de suas estratégias, a partir da utilização das tecnologias e dos instrumentos tecnológicos disponíveis. A educação a distância é analisada tanto em termos conceituais, considerando a evolução desta modalidade, quanto as suas características e tendências, discutindose experiências práticas desenvolvidas por universidades brasileiras, analisando-se as possibilidades e limites da Universidade do Estado da Bahia e esboçando-se uma proposta, apresentada a partir de linhas gerais e princípios fundamentais para a sua construção, tendo em vista a formação de professores em exercício para atuar nas séries iniciais do ensino fundamental, através de parcerias com as prefeituras municipais. Objetiva contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a educação a distância no ensino superior, tendo em vista a expansão das oportunidades de acesso à universidade e a melhoria da qualidade da educação através da formação de professores em nível universitário. |