Ferramenta para aprendizagem de automação e controle discreto: controlador lógico programável (PLC) na modalidade e-learning

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Ferramenta para aprendizagem de automação e controle discreto: controlador lógico programável (PLC) na modalidade e-learning

Mostrar registro completo

Título: Ferramenta para aprendizagem de automação e controle discreto: controlador lógico programável (PLC) na modalidade e-learning
Autor: Maia, José da Silva
Resumo: Ferramenta para Aprendizagem de Automação e Controle Discreto: Controlador Lógico Programável (PLC) na modalidade e-learning, estabelece uma proposta de transferência de ambiente de aprendizagem do modelo presencial tradicional para o modelo EAD híbrida, na modalidade e-learning assíncrona. Descreve as etapas de projetos, bem como trata dos princípios do design para interfaces gráficas usados na implementação de um ambiente hipermídia, que tem como finalidade dar o suporte necessário para a aprendizagem da Disciplina de Automação e Controle Discreto baseado na construção do conhecimento mediado por computador. Apresenta uma bancada de simulação física, que simula processos industriais, destinada aos trabalhos nos momentos da aprendizagem presencial, com fins de aproximar o aprendiz à realidade física do controle do processo industrial. Enfoca as etapas de um projeto para implementação e para a organização do processo de aprendizagem por projetos, visando a integração do presencial ao virtual. A bancada de simulação física é descrita quanto a sua estrutura e seu princípio de funcionamento. Traz alguns simuladores de fabricantes comerciais, em versão DEMO, para um referencial comparativo. Estabelece requisitos desejáveis para um simulador destinado a aprendizagem de Automação e Controle Discreto aplicado ao controle de processos industriais, explana a modelagem para implementação do protótipo do simulador virtual, bem como sua operacionalidade. Apresenta a conclusão sobre a importância da adoção de um modelo simulador virtual face os ganhos de escalabilidade e racionalização do tempo e espaço em relação ao uso do laboratório de ensino estritamente presencial.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83198
Data: 2002


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
198252.pdf 1.518Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar