Representações sociais de meio ambiente em Criciúma: um estudo comparativo entre alunos do ensino fundamental (7ª e 8ª série) de escolas públicas e particulares

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Representações sociais de meio ambiente em Criciúma: um estudo comparativo entre alunos do ensino fundamental (7ª e 8ª série) de escolas públicas e particulares

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Título: Representações sociais de meio ambiente em Criciúma: um estudo comparativo entre alunos do ensino fundamental (7ª e 8ª série) de escolas públicas e particulares
Autor: Fragnani, Elisiênia Cardoso de Souza Frasson
Resumo: No município de Criciúma e regiões próximas, a degradação ambiental esteve intimamente ligada à extração do carvão. Os altos índices de poluição no ar, no solo e na água, influenciam profundamente a qualidade de vida da população desse município e regiões vizinhas. Nesse sentido, é necessário que o ser humano repense seu modo de se relacionar com o meio ambiente. Entende-se que a educação enquanto agente mobilizador da sociedade, pode ser um dos espaços que possibilita o despertar da consciência de uma nova ordem ecológica, informando e desenvolvendo junto ao seu público a capacidade de questionar sobre as raízes profundas do estilo de vida de nossa sociedade. Esta pesquisa teve como objetivo central diagnosticar e especificar os conteúdos das representações socialmente compartilhadas sobre o meio ambiente, na Cidade de Criciúma por alunos de 7ª e 8ª série de escolas públicas e privadas. Foram aplicados 1133 questionários de associação livre para os quatro grupos de pesquisa, considerando o pertencimento quanto à natureza do sistema de ensino: privado e público e quanto ao termo indutor meio ambiente em Criciúma. Os dados coletados foram analisados pelo programa EVOC, permitindo obter a partir do cálculo frequencial e a saliência das evocações, os possíveis elementos que constituem o núcleo central da representação. Na discussão dos resultados, levou-se em consideração os dois principais eixos de representação para meio ambiente: naturalista e globalizante. As representações sociais encontradas corroboram outras pesquisas da área, apontando para representações naturalistas (alunos de escolas particulares) e representações globalizantes (alunos de escolas públicas). No caso específico do termo indutor "Meio Ambiente" geral, a associação está marcada para os alunos das escolas particulares através da compreensão de natureza intocada. Para os alunos das escolas públicas pesquisadas as representações de meio ambiente independem do termo indutor, possuindo uma visão mais globalizada. Já os alunos das escolas particulares pesquisadas, quando tomam como referência "Meio Ambiente em Criciúma", a mobilização para as questões ambientais, passam pelo desenvolvimento de associações negativas, "poluição", "destruição", "desmatamento", "sujeira", relacionadas à história local e a presença da indústria carbonífera.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83162
Data: 2002


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