Abstract:
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Este trabalho pretende analisar o processo de terceirização no centro de informática de uma instituição financeira estadual sediada em Brasília. A Revisão Bibliográfica e a pesquisa realizada com o corpo gerencial e técnico, todos funcionários da empresa, foram as ferramentas utilizadas para a análise dos aspectos positivos e negativos do processo de terceirização implantado na empresa. Verificou-se que o processo de terceirização no centro de informática da empresa, não trouxe benefícios que viessem garantir melhorias substanciais ao negócio principal da empresa, segundo a avaliação dos pesquisados. Observa-se que ao terceirizar o setor de informática, principalmente os serviços e produtos que garantem a estabilidade e a continuidade da empresa, tem conduzido a organização à dependência total dos terceiros, direcionando a empresa à perda de sua bagagem cultural em função da grande rotatividade dos terceiros, e também da empresa possuir em seu quadro próprio poucos funcionários que participam das decisões estratégicas relacionadas ao departamento de informática. Ao optar pela terceirização, a empresa deve analisar as vantagens e desvantagens deste processo, conhecer o mercado de fornecedores, possuir um modelo de qualidade que permita identificar a adequabilidade da solução com suas expectativas e critérios, analisar casos semelhantes de sucesso. A terceirização tem características positivas e negativas, trazendo em seu bojo grandes benefícios ou também prejuízos irreparáveis. |