As deficiências de aprendizagem organizacionais: um estudo de caso em uma escola de idiomas

DSpace Repository

A- A A+

As deficiências de aprendizagem organizacionais: um estudo de caso em uma escola de idiomas

Show full item record

Title: As deficiências de aprendizagem organizacionais: um estudo de caso em uma escola de idiomas
Author: Lima, Marcílio
Abstract: O presente trabalho é um estudo de caso abordando o tema deficiências de aprendizagem organizacional. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa realizada em uma escola de idiomas, gerida pelo sistema de franquias e considerada líder de mercado em seu segmento nas localidades onde atua. A atualidade dessas questões tratadas por renomados autores e estudiosos de organizações que aprendem, ofereceu-nos referências bastante úteis para a pesquisa e, sobretudo, uma contribuição onde procurarmos entender, interpretar e sugerir propostas a um desafio duplo para a empresa pesquisada: trabalhar no aperfeiçoamento contínuo daquilo que ela faz hoje e inovar para o futuro. As principais barreiras ao aprendizado organizacional reveladas pelo estudo foram as seguintes: ausência de espaço para a livre expressão, restrição à experimentação de novas abordagens, comunicação organizacional deficiente, distância entre o discurso e as práticas e insensibilidade à percepção de mudanças sutis e graduais do ambiente externo. Nosso estudo concluiu que se as deficiências de aprendizagem identificadas forem removidas ou pelo menos minimizadas, a performance da organização poderá ser significativamente melhorada.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83055
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
189019.pdf 377.8Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar