Abstract:
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O presente estudo busca analisar a influência das condições de trabalho na qualidade de vida dos docentes de uma Instituição de Ensino Superior devido ao processo de adaptação ao novo paradigma educacional. Assunto este de características sutis devido a extrema carga emocional e profissional instaurada sob o professor, pois as instituições de ensino superior buscam alavancar sua demanda de alunos, a sua competitividade e a qualificação profissional de seu quadro docente, estabelecendo assim uma pressão constante. Esse processo aflorou devido às intensas transformações advindas da globalização e da inovação tecnológica, as quais permitiram a valorização do conhecimento, acelerando ainda mais, o seu processo de transferência. Partindo-se desse cenário, efetuou-se uma pesquisa de campo numa instituição de ensino superior da região de Curitiba, com cinqüenta professores, escolhidos através do critério de acessibilidade, os quais demonstraram através de instrumento pesquisa um índice significativo de stress, o que acarreta em decréscimo da qualidade de vida do trabalho e pessoal, degenerando ainda mais, a fluência do processo de ensino-aprendizagem |