Abstract:
|
A tese defende que, com base na abordagem da configuração, é possível analisar o comportamento estratégico de universidades federais brasileiras no processo de adequação ao contexto ambiental, ao longo do tempo. A pesquisa foi desenvolvida com base na abordagem qualitativa e descritiva para análise dos fenômenos observados. Foi utilizado o estudo multicasos em três universidades federais brasileiras: a Universidade Federal de Santa Catarina; a Universidade Federal do Ceará e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os dados foram coletados utilizando-se fontes primárias, através de entrevistas semi-estruturadas, aplicadas com os representantes da coalizão dominante das três universidades. As fontes secundárias foram constituídas por: livros, periódicos, relatórios, documentos legais (Regimentos e Estatutos) e Resoluções. O período de abrangência da pesquisa foi 28 anos, envolvendo as décadas de 70, 80 e 90. Um modelo de análise foi construído com o embasamento das Teorias da Administração que se mostrou válido para a análise das configurações estratégicas em universidades e organizações não universitárias. Os resultados alcançados revelaram que o conceito de configuração estratégica de adaptação reativa, se adequa a ambientes estáveis característicos da década de 70, em que as universidades formularam suas estratégias sobre pressão de normas e regulamentos externos; na concepção determinista. A configuração de adaptação planejada foi observada na década de 80 em que os ambientes externo e interno exerciam pressões sobre as universidades, assim, as concepções determinista e voluntarista transitaram ao longo de um continuun. Na década de 90, as universidades estiveram inseridas em contextos complexos e dinâmicos e se adaptaram na configuração estratégica de adaptação incremental com base nas concepções determinista e voluntarista. Recomenda-se validar o modelo proposto tomando como unidades de análises universidades de diferentes vinculações administrativas, como também outros tipos de organizações. |