Abstract:
|
O desenvolvimento e expansão das tecnologias de informação e comunicação desafiam as instituições educacionais a atender a demanda imposta pelos novos paradigmas da educação e a educação a distância surge neste cenário como uma alternativa para as mudanças exigidas pela globalização do conhecimento, da informação e da economia nos diversos setores da sociedade, principalmente no setor educacional. A partir deste contexto, o Laboratório de Ensino a Distância organizou cursos de Pós-Graduação e desenvolveu o Modelo Presencial Virtual e vem, desde 1995, oferecendo Educação a Distância para diversos públicos. Durante o acompanhamento aos alunos destes cursos percebeu-se a importância da motivação no processo ensino-aprendizagem. Este trabalho faz uma revisão da literatura sobre a motivação e a EaD e visa elaborar uma fundamentação teórica capaz de sustentar a pesquisa aplicada aos alunos. A pesquisa procura identificar os fatores motivacionais envolvidos na EaD, analisá-los e dimensionar ações que permitam a elaboração de um modelo de conduta para o sistema de acompanhamento ao aluno. |