Abstract:
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Surge no dia a dia , uma dúvida constante :como saber o caminho que uma organi-zação deve percorrer frente a tanta qualidade, competitividade e produtividade das concorrentes ? Nesse sentido processos empresariais aparecem como fonte de informações im-prescindíveis a fim de apoiar as tomadas de decisões de seus gerentes. Em meio a tanta novidade, temos o Benchmarking , um processo contínuo e siste-mático de avaliação de produtos, serviços e processos de trabalho, de organizações que reconhecidamente praticam as melhores técnicas com a finalidade de melhoria organizacional. Discutido, admirado e adotado por muitas pessoas em muitas organizações, normalmente é mostrado como uma cópia de tarefas complexas e confusas, não possibilitando aos implementadores o onde começar. Este trabalho pretende mostrar diferencialmente o processo analisando-o como um requisito básico para o aproveitamento dos benefícios que a busca dos melhores processos pode oportunizar .Destacando por abordagens diferentes , o processo será demonstrado e aplicado nos representantes regionais de empresas que o apresentam como base para melhoria contínua, fornecendo novas medidas para a qualidade percebida pelo mercado, superando os concorrentes e criando maior satisfação aos clientes. |