Argumentação em sala de aula: leitura e produção textual a partir de textos jornalísticos

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Argumentação em sala de aula: leitura e produção textual a partir de textos jornalísticos

Mostrar registro completo

Título: Argumentação em sala de aula: leitura e produção textual a partir de textos jornalísticos
Autor: Pessoa, Marco Antônio Quirino
Resumo: Esta pesquisa parte da premissa de que é possível desenvolver um trabalho em sala de aula, com leitura de textos argumentativos centrada na observação sistemática de esquemas de construção de argumentação e de produção textual, em que sejam criadas situações que levem o aluno a assumir uma postura persuasiva frente a seu interlocutor. Por isso, efetuamos este estudo com o objetivo de pesquisar uma metodologia para o processo de ensino/aprendizagem de produção de textos argumentativos escritos. Participaram da pesquisa 18 alunos do Ensino Médio da rede pública de educação do Estado de Santa Catarina, cujas produções textuais foram analisadas. O ponto de partida para a realização dos trabalhos foi a leitura e a análise argumentativa (bem como a discussão dos temas abordados) de textos jornalísticos opinativos, como artigos e editoriais, culminando com a produção, por parte dos alunos, de textos argumentativos cujo intuito, como se sabe, é o de convencer o interlocutor a aderir à opinião defendida. Pretendemos, neste trabalho, apresentar algumas destas produções e as análises que procedemos sob dois aspectos: por um lado, a investigação da presença da argumentatividade em um sentido amplo, no que se refere à instauração de interlocução (Bakhtin, 1997), e, por outro lado, a investigação de esquemas argumentativos (Perelman, 1996) e outras marcas de argumentatividade em stritu sensu (Koch, 1984; 1992a), que caracterizam o texto cujo macro-ato seja persuadir ou convencer.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82971
Data: 2002


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
187475.pdf 6.017Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar