O processo de adaptação estratégica da Companhia Paranaense de Energia às mudanças do arranjo institucional do setor elétrico brasileiro

DSpace Repository

A- A A+

O processo de adaptação estratégica da Companhia Paranaense de Energia às mudanças do arranjo institucional do setor elétrico brasileiro

Show full item record

Title: O processo de adaptação estratégica da Companhia Paranaense de Energia às mudanças do arranjo institucional do setor elétrico brasileiro
Author: Franco, Flávio Ney da Silva
Abstract: O Setor Elétrico Brasileiro atravessa um contexto de intensas transformações de origem técnica e política. As privatizações das distribuidoras de energia elétrica estão acontecendo e pode se prever a continuidade, com a venda de geradoras de energia elétrica e demais concessionárias estatais de energia. O governo, implementando um conjunto de reformas a partir das sugestões elaboradas pela consultoria internacional Coopers & Lybrand, delineia um novo horizonte para o setor elétrico no Brasil. Esta pesquisa analisa o comportamento estratégico da Companhia Paranaense de Energia - COPEL, face às novas tendências do mercado de energia elétrica e suas mudanças internas, no período de 1990 a 1999. A metodologia utilizada é um estudo de caso, utilizando uma abordagem qualitativa e entrevistas semi-estruturadas como técnica para coleta dos dados. Os contextos externos e internos da organização relacionados às mudanças estão apresentados em dois períodos: o primeiro, (1990-1992) mostra a adaptação organizacional da empresa a partir dos seus antecedentes e o segundo, (1993-1999) frente às mudanças do arranjo institucional. Nesses períodos foram analisadas: (i) a continuidade do processo de descentralização dos serviços de atendimento ao cliente; (ii) a implantação de programas sociais; (iii) a implantação do Programa de Qualidade Total na COPEL; (iv) a implantação do Programa de Marketing; (v) a redução do quadro de funcionários; (vi) a criação do novo organograma corporativo, oferecendo novos serviços e produtos ao mercado. Foram considerados além da análise teórica dos períodos, os stakeholders, as ações e estratégias consideradas relevantes.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82964
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
191058.pdf 553.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar