Abstract:
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Pesquisa que estabelece conjecturas sobre aprendizagem e viabilidade de um processo de mudança na sociedade de informação. Esta tese também procura levantar algumas questões fundamentais acerca do uso da Aprendizagem Significativa e dos mapas conceituais em atividades da Engenharia de Produção e, em particular, da Ergonomia. Três partes compõem a revisão bibliográfica: 1)Contribuições de autores consagrados em Estratégia e Economia da Inovação, descrevendo as prováveis características de evolução das estruturas de companhias que agirão no ambiente da sociedade da informação; 2)Estabelecimento de conceitos relativos à abordagem societécnica, ao groupware e à organização do trabalho; 3)Análise de abordagens teóricas concernentes às estruturas e à aprendizagem das instituições que sustentam o conhecimento nos países ocidentais e asiáticos. Abordam-se então dois modelos de desenvolvimento industrial e tecnológico, nos níveis macroeconômico, meso e microeconômico. O modelo oriental apresenta propriedades comuns às características institucionais que sustentam o conhecimento em regiões do sudeste asiático e do Japão. O modelo ocidental comporta semelhanças com as características institucionais que emergem na Europa Ocidental e nos Estados Unidos. O primeiro modelo é explícito em relação à exploração de conhecimento tácito, enquanto o segundo é governado pela permanente necessidade de reduzir a importância de conhecimento tácito, transformando-o em informação - quer dizer, em conhecimento explícito, bem estruturado e codificado. Finalmente, sob a ótica do modelo da firma fora do equilíbrio, avalia-se a consistência das predições exibidas nesta tese, especialmente a existência dos custos irreversíveis como uma forte restrição dinâmica, que pode influenciar de maneira considerável a formulação das estratégias das companhias industriais e de serviços. Concluindo, face aos riscos e oportunidades trazidos pela revolução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), o uso inteligente das TICs deveria ser preferencialmente considerado como uma infra-estrutura de apoio à formação e ao uso de conhecimento tácito. |