Abstract:
|
A presente dissertação visa abordar a aprendizagem de conceitos matemáticos com o recurso do computador, propiciando uma análise da integração Educação e Informática. A proposta de um ambiente virtual teve a fundamentação teórica de David Ausubel, contribuindo no desenvolvimento de técnicas didáticas para a Educação da Matemática no Ensino Médio. A partir de conceitos de aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo destacou-se a aprendizagem significativa, com a idéia de que as atividades de aprendizagem devem ter significado e interesse para os alunos no momento em que se desenvolvem. Descreveu-se, numa perspectiva contemporânea, a relação professor-aluno no novo ambiente de ensino, além de ressaltar algumas aplicações do recurso do computador na Educação. Empreendeu-se na pesquisa experimental, analisando o nível de participação e os progressos dos adolescentes, alunos do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. A partir desse resultado, foram feitas algumas considerações, tendo em vista, sobretudo a aplicabilidade da home page, mas também acerca da conveniência em submeter todos os softwares educativos a procedimentos de corroboração experimental. |