Aspectos relevantes para o diagnóstico e atendimento psicopedagógico da criança com dificuldade de aprendizagem

DSpace Repository

A- A A+

Aspectos relevantes para o diagnóstico e atendimento psicopedagógico da criança com dificuldade de aprendizagem

Show full item record

Title: Aspectos relevantes para o diagnóstico e atendimento psicopedagógico da criança com dificuldade de aprendizagem
Author: Leite, Nícia Helena
Abstract: Esta pesquisa propõe instrumentos de diagnóstico dentro do âmbito escolar vinculando-os, significativamente, ao processo pedagógico e à tarefa educativa para crianças com dificuldades de aprendizagem. A identificação dos aspectos relevantes para o diagnóstico e atendimento psicopedagógico da criança possibilitou, além de investigar melhor a visão de professores, pais e da sociedade sobre o assunto em questão, observar o quanto tais expectativas contrariam as diretrizes contidas na legislação vigente. A escola, como instituição mediadora de conhecimento, e a família impingem expectativas e valores nas crianças impondo-lhes tarefas que, na maioria das vezes, encontram-se em desarmonia com suas capacidades, aptidões e visão de mundo. A baixa autoestima de muitas crianças foi um dos resultados significativos dessa pesquisa, que teve como alvo uma escola pública do estado de Minas Gerais. Confirmou-se a dificuldade das instituições educacionais quanto ao preparo tanto para intervir como para discernir sobre as diferenças e a complexidade dos distúrbios emocionais, aspectos sociais e outros aspectos que influenciam na aprendizagem.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82891
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
192586.pdf 582.6Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar