Abstract:
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Esta pesquisa propõe instrumentos de diagnóstico dentro do âmbito escolar vinculando-os, significativamente, ao processo pedagógico e à tarefa educativa para crianças com dificuldades de aprendizagem. A identificação dos aspectos relevantes para o diagnóstico e atendimento psicopedagógico da criança possibilitou, além de investigar melhor a visão de professores, pais e da sociedade sobre o assunto em questão, observar o quanto tais expectativas contrariam as diretrizes contidas na legislação vigente. A escola, como instituição mediadora de conhecimento, e a família impingem expectativas e valores nas crianças impondo-lhes tarefas que, na maioria das vezes, encontram-se em desarmonia com suas capacidades, aptidões e visão de mundo. A baixa autoestima de muitas crianças foi um dos resultados significativos dessa pesquisa, que teve como alvo uma escola pública do estado de Minas Gerais. Confirmou-se a dificuldade das instituições educacionais quanto ao preparo tanto para intervir como para discernir sobre as diferenças e a complexidade dos distúrbios emocionais, aspectos sociais e outros aspectos que influenciam na aprendizagem. |