Abstract:
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O presente trabalho trata da formulação de um modelo de análise da posição estratégica de uma micro e pequena empresa para a linha de crédito do Programa de Geração de Emprego e Renda (PROGER), que inclui indicadores de sua capacidade competitiva, segundo as cinco forças preconizadas por Michael Porter. Inicialmente são analisadas o termos micro e pequena empresa, o ressurgimento, a importância e a dimensão competitiva na economia moderna. Procura-se ainda posicioná-las em termos de alguns países e a importância no Brasil e, ainda, a conceituação e o histórico do PROGER, linha de crédito dos bancos oficiais. Como é um modelo proposto para auxiliar a instituição financeira na tomada de decisão sobre a concessão de crédito, dá-se ênfase a uma pesquisa bibliográfica sobre a análise de crédito e o estudo das estratégias empresariais, dando maior destaque aos elementos que determinam a postura competitiva da empresa, conforme as cinco forças propostas por Porter, ou seja: barreiras de entrada, rivalidade entre os concorrentes existentes, ameaça de produtos substitutos, poder de negociação dos clientes e poder de negociação dos fornecedores. Em seguida descreve-se o modelo para concessão de crédito proposto, enfatizando a ficha de entrevista e suas implicações para qualificar a posição estratégica da empresa. A aplicação do modelo ocorre em duas amostras de empresas (aprovadas e não aprovadas para o crédito), selecionadas nas agências do Banco do Brasil da cidade de Goiânia. E, por fim, torna-se possível avaliar que o modelo proposto fornece o instrumental necessário à determinação do perfil competitivo da micro e pequena empresas, preenchendo a lacuna encontrada na metodologia de análise de crédito para a linha PROGER. |