Abstract:
|
A comunicação humana é um processo complexo. Transmitir uma mensagem para outra pessoa e levá-la a agir coerentemente com esta mensagem, parece algo muito simples, mas é um processo que pode ser influenciado em vários momentos e por diversos motivos, visto que nele intervêm habilidades e competências técnicas, sistemas de comunicação, atitudes e emoções dos interlocutores envolvidos. O presente estudo envolve a comunicação professor-aluno num ambiente de aprendizagem do Ensino Superior. Os sujeitos pesquisados são vistos, ouvidos e sentidos através de um olhar holístico ecológico. São considerados como seres humanos dotados de emoção, interagindo num espaço onde deve ocorrer o aprendizado, ou seja, a apreensão do conhecimento. Constitui uma pesquisa exploratória-descritiva com bases fenomenológicas objetivando apresentar indicadores para possibilitar que a comunicação professor-aluno ocorra com "qualidade" proporcionando relações de "prazer" e produzindo conhecimento/ aprendizado. É um estudo que poderá subsidiar os professores no sentido de, num exercício de "ação-reflexão-ação", repensar as suas habilidades e competências comunicativas. |