As emoções na comunicação professor-aluno: um caminho para o resgate do prazer no ensino superior

DSpace Repository

A- A A+

As emoções na comunicação professor-aluno: um caminho para o resgate do prazer no ensino superior

Show full item record

Title: As emoções na comunicação professor-aluno: um caminho para o resgate do prazer no ensino superior
Author: Berger, Leoni
Abstract: A comunicação humana é um processo complexo. Transmitir uma mensagem para outra pessoa e levá-la a agir coerentemente com esta mensagem, parece algo muito simples, mas é um processo que pode ser influenciado em vários momentos e por diversos motivos, visto que nele intervêm habilidades e competências técnicas, sistemas de comunicação, atitudes e emoções dos interlocutores envolvidos. O presente estudo envolve a comunicação professor-aluno num ambiente de aprendizagem do Ensino Superior. Os sujeitos pesquisados são vistos, ouvidos e sentidos através de um olhar holístico ecológico. São considerados como seres humanos dotados de emoção, interagindo num espaço onde deve ocorrer o aprendizado, ou seja, a apreensão do conhecimento. Constitui uma pesquisa exploratória-descritiva com bases fenomenológicas objetivando apresentar indicadores para possibilitar que a comunicação professor-aluno ocorra com "qualidade" proporcionando relações de "prazer" e produzindo conhecimento/ aprendizado. É um estudo que poderá subsidiar os professores no sentido de, num exercício de "ação-reflexão-ação", repensar as suas habilidades e competências comunicativas.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82828
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
184898.pdf 10.17Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar