Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissional

DSpace Repository

A- A A+

Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissional

Show full item record

Title: Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissional
Author: Fonseca, Maria Antonia da
Abstract: A finalidade das instituições de ensino é o conhecimento e a sua transmissão, com ênfase no saber científico. Sob essa ótica, o currículo é o organizador dos conteúdos e dos métodos de ensino, portanto é o mediador deste conhecimento. Muito se tem falado sobre a qualidade da educação, mas poucos a praticam. O presente estudo foi desenvolvido com dois propósitos: esclarecer alguns aspectos da gestão da qualidade e estabelecer um vínculo com a educação, Ações estas que podem ser operacionalizadas na formação do fisioterapeuta. Como complemento são fornecidas algumas bases sobre as quais se assenta o currículo e o conhecimento compendiado da fisioterapia, aliado à sua história. O foco principal centra-se na análise do modo como estão sendo ministradas as disciplinas específicas desse curso e na forma como está sendo feita a orientação para pesquisa e extensão no 1o ano. Para o desenvolvimento do tema foram selecionados os seis cursos de fisioterapia existentes da cidade de Curitiba (Paraná) e destes foram estudados os currículos em seus conteúdos e formas de integralização. Buscou-se também esclarecimentos junto aos coordenadores e docentes do curso. As informações referentes aos acadêmicos que concluíram o 1o ano em 2001. foram obtidas através de um instrumento de pesquisa, por questões que informaram como esses conhecimentos são percebidos pelos discentes naquela fase do curso. Com base nos resultados dessa pesquisa, procedeu-se uma checagem do proposto pelas instituições de ensino com o que foi recebido pelos alunos. A interpretação dos resultados é discutida na análise final, que geram sugestões para colaborar na melhoria da qualidade do ensino da fisioterapia, com subsídios aos gestores, no sentido de possível justamento das suas propostas à realidade acadêmica. A finalidade das instituições de ensino é o conhecimento e a sua transmissão, com ênfase no saber científico. Sob essa ótica, o currículo é o organizador dos conteúdos e dos métodos de ensino, portanto é o mediador deste conhecimento. Muito se tem falado sobre a qualidade da educação, mas poucos a praticam. O presente estudo foi desenvolvido com dois propósitos: esclarecer alguns aspectos da gestão da qualidade e estabelecer um vínculo com a educação, Ações estas que podem ser operacionalizadas na formação do fisioterapeuta. Como complemento são fornecidas algumas bases sobre as quais se assenta o currículo e o conhecimento compendiado da fisioterapia, aliado à sua história. O foco principal centra-se na análise do modo como estão sendo ministradas as disciplinas específicas desse curso e na forma como está sendo feita a orientação para pesquisa e extensão no 1o ano. Para o desenvolvimento do tema foram selecionados os seis cursos de fisioterapia existentes da cidade de Curitiba (Paraná) e destes foram estudados os currículos em seus conteúdos e formas de integralização. Buscou-se também esclarecimentos junto aos coordenadores e docentes do curso. As informações referentes aos acadêmicos que concluíram o 1o ano em 2001 foram obtidas através de um instrumento de pesquisa, por questões que informaram como esses conhecimentos são percebidos pelos discentes naquela fase do curso. Com base nos resultados dessa pesquisa, procedeu-se uma checagem do proposto pelas instituições de ensino com o que foi recebido pelos alunos. A interpretação dos resultados é discutida na análise final, que geram sugestões para colaborar na melhoria da qualidade do ensino da fisioterapia, com subsídios aos gestores, no sentido de possível justamento das suas propostas à realidade acadêmica.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82812
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
193088.pdf 14.16Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar