Abstract:
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Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado em 04 (quatro ) escolas da rede pública de ensino de Dourados-MS, que fazem parte do Projeto PROINFO. O objeto de estudo buscou verificar se as novas tecnologias provocam mudanças no trabalho didático. Para o alcance dos objetivos, foram usados: a experiência da autora, que, como multiplicadora do projeto, acompanhou os trabalhos das escolas-laboratório; relatório; entrevista com o diretor do NTE; e um questionário abordando as questões técnicas e didáticas. Para fundamentar a análise e discutir o atual modelo de ensino, foi feita uma abordagem sobre as principais tendências presentes na prática pedagógica, apontando a emergência de formas alternativas de uso das tecnologias no ensino, de maneira que possamos utilizá-las, visando transformações na prática pedagógica e, sobretudo como recurso que permite a ascensão cultural posta pela sociedade capitalista. Constatou-se, de um lado, a falta de domínio da informática em seu sentido amplo, como recurso que permite a ascensão cultural, e, de outro, a didática arraigada nos modelos tradicionais de ensino incorpora a acepção da tecnologia em seu sentido estrito, técnico-profissional. |