Abstract:
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O foco central deste estudo é questionar e buscar elementos para fundamentar e viabilizar uma Gestão do Entendimento nas organizações que seja alicerçada na formação, desenvolvimento e gestão das competências individuais e organizacionais, nutridas por relacionamentos cooperativos e produtivos. O objetivo principal é sustentar novas formas de organização, baseadas na cooperação, na confluência de interesses individuais e organizacionais, com várias implicações do ponto de vista de resultados e recompensas. Nesta discussão estão as competências técnicas e as competências relacionais desejáveis que incluem o conhecimento e a prática de valores como respeito, sensibilidade, agilidade, flexibilidade, coragem, cooperação, tolerância, transparência - uma visão integrada das potencialidades e talentos de cada pessoa na organização. Torna-se imprescindível o desenvolvimento de programas para gestores e de equipes, com objetivos, conteúdo e forma dos voltados para facilitar a transformação do paradigma do autoritarismo para o novo paradigma que considera o potencial inerente de cada pessoa, incluso o de aprender. Dificuldades recaem sobre a cristalização de comportamentos e hábitos vinculados à imagem tradicional de poder, controle, submissão e acomodação, que necessariamente precisam passar por revisão pessoal e intransferível de cada um dos participantes em seu pensar, sentir e agir. |