Title:
|
O computador no interior da escola pública: avanços, desafios e perspectivas do/no ProInfo / |
Author:
|
Straub, Sandra Luzia Wrobel
|
Abstract:
|
Esta dissertação analisa a introdução do computador na escola pública. Para tanto realizamos um estudo de caso sobre a Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino, no município de Sinop/MT, a partir da sua inserção no Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo). Discutimos as relações professor e aluno no processo ensino-aprendizagem mediado pelo computador, as novas competências a que os educadores estão sendo desafiados a construir, a alfabetização científica/tecnológica necessária ao professor nesse contexto, assim como aspectos relativos à tecnologia educacional e à infra-estrutura considerada necessária à implementação de um programa de informática na educação. Os resultados da nossa análise apontam para carências na qualificação dos profissionais da Escola envolvidos neste Programa, levando à necessidade do estabelecimento de uma política de capacitação que dê suporte para o professor trabalhar esta nova ferramenta que está sendo inserida no seu espaço de trabalho. Verificamos também um desencontro entre os discursos governamentais e a tradução destes na prática, particularmente no que se refere ao cumprimento do cronograma de implementação do Programa e a disponibilização da infra-estrutura prevista. |
Description:
|
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de SAnta Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82691
|
Date:
|
2002 |