Fatores que influenciam a aceitação da internet como ferramenta educacional nas escolas de línguas de Curitiba

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Fatores que influenciam a aceitação da internet como ferramenta educacional nas escolas de línguas de Curitiba

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Title: Fatores que influenciam a aceitação da internet como ferramenta educacional nas escolas de línguas de Curitiba
Author: Martins, Claudia Beatriz Monte Jorge
Abstract: O objetivo deste estudo foi determinar os fatores que influenciaram os responsáveis pedagógicos das escolas de línguas de Curitiba a adotarem a Internet como uma ferramenta educacional. O referencial teórico utilizado foi a Teoria dos Atributos Percebidos de Rogers (1995). De acordo com esta teoria, são cinco os atributos de uma inovação que afetam um adotante em potencial a usar ou não uma inovação. Estes atributos são vantagem relativa, compatibilidade, complexidade, trialability e observability. Outras variáveis também foram consideradas como fatores potenciais a influenciar a adoção. Além disso, foi traçado um panorama geral dos responsáveis pelas decisões pedagógicas nas escolas de línguas de Curitiba. O presente estudo é uma pesquisa descritiva que fez um levantamento junto as escolas de línguas de Curitiba através do envio de questionários pelo correio. Este questionário foi dividido em três partes, sendo que a primeira parte foi baseada no instrumento desenvolvido por Moore e Benbasat (1991) que examina as percepções de um indivíduo com relação ao uso de uma inovação tecnológica. Os dados coletados foram tabulados e analisados estatisticamente e as informações concernentes aos atributos percebidos da Internet foram analisadas usando a regressão logística e a regressão linear múltipla. Os resultados revelaram que a adoção da Internet ocorre em 55% das escolas analisadas. Tanto o modelo de regressão linear múltipla quanto o modelo de regressão logística previram 77% dos casos de adoção e, portanto, representaram satisfatoriamente os dados do questionário aplicado. As variáveis observability e trialability surgiram como as variáveis que têm efeito mais significativo e positivo sobre a variável dependente taxa de adoção. Nas escolas em que os responsáveis pedagógicos perceberam pressão por parte dos professores para que a Internet fosse usada como ferramenta educacional, a adoção ocorre em 65% dessas escolas, o que sugere que essa variável pode influenciar a taxa de adoção. As variáveis tamanho e tempo de existência das escolas não emergiram como prognosticadores significantes. The purpose of this study was to determine what factors influenced pedagogical managers at language schools in Curitiba to adopt the Internet as a teaching tool. The theoretical framework used was Rogers' (1995) Theory of Perceived Attributes. According to this theory, five attributes of an innovation affect potential adopters' choice to use an innovation or not to use an innovation. These five attributes include relative advantage, compatibility, complexity, observability and trialability. Other variables were also considered as potential factors affecting adoption. Besides, an overview was drawn describing the people responsible for the pedagogical decisions at language schools in Curitiba. The present study is descriptive and a survey was conducted at language schools in Curitiba by the sending of a mailed questionnaire. This questionnaire was divided into three parts, the first part being based on an instrument developed by Moore and Benbasat (1991) that examines an individual's perceptions concerning the use of a technological innovation. Survey data were subjected to statistical analysis and logistic regression and linear multiple regression were used to analyse information concerning the perceived attributes of the Internet. Results of the study revealed that the Internet is adopted in 55% of the schools analysed. Both the model of linear multiple regression and the model of logistic regression predicted 77% of the cases of adoption and, therefore, represented satisfactorily the data from the questionnaire used. The variables observability and trialability where found to be the two most significant predictors of adoption. In the schools where pedagogical managers perceived pressure from teachers to have the Internet adopted as a teaching tool, adoption took place in 65% of these schools, implying that this variable may influence adoption rate. The variables size and amount of time the school has been functioning did not emerge as significant predictors.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82674
Date: 2002


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