Abstract:
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Esta tese refere-se ao estudo, pesquisa e fundamentação teórica da educação de crianças por meio das atividades de design, considerando-se o potencial pedagógico destas atividades. O pedagogia da ação revisada e o construtivismo serviram de base educacional para a proposta e a interdisciplinaridade foi a atitude assumida diante da ação educativa. Sob o enfoque crítico, com o propósito de investigar e analisar, entre as experiências internacionais concretizadas, as mais evidentes e significativas contribuições ao campo da educação da criança, ateve-se ao caso Inglês. Discorre sobre as mais relevantes contribuições de pensadores e educadores à educação através ou por meio do design e enfatiza a necessidade de desenvolver-se um "modelo" brasileiro. Estabelece os fundamentos que sustentam a proposta de EdaDe - Educação através do Design e determina os elementos que caracterizam as atividades de design como meios para se ensinar, aprender e educar. Define ações estratégicas para a implantação de um programa, não-formal, complementar de EdaDe destinado às turmas iniciais do Ensino Fundamental brasileiro. Entre as ações, sugere a criação de um Centro de EdaDe e identifica as principais ferramentas de planejamento e as recomenda para a implantação do programa. Propõe a aproximação do design com a educação e faz algumas sugestões para a prática da EdaDe no Brasil. |