Abstract:
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O estudo buscou compreender as percepções e concepções sobre a doação de órgãos manifestas no saber e fazer dos trabalhadores de saúde que atuam numa Unidade de Terapia Intensiva de um hospital escola do Rio Grande do Sul, no cuidado frente ao paciente e familiar potencial doador de órgãos. O processo de análise fundamentou-se no referencial teórico dos princípios da bioética- beneficência, autonomia e justiça. Destacou-se a necessidade de um melhor preparo técnico-científico e emocional do profissional para trabalhar com a dor, sofrimento e morte; a subjetividade do trabalhador pode manifestar-se por sentimentos e reações que são influenciadas e re-elaboradas de acordo com seus deveres pessoais e valores subjetivos complexos; o compromisso profissional e a busca de uma prática ética no contexto da assistência à família potencial doadora, do paciente e de toda a equipe, estão permeados pelo respeito aos princípios da bioética. Percebeu-se que o trabalho educativo reflexivo dialógico, focalizado nas experiências, valores e ações inerentes ao próprio trabalho, contribui para que esses trabalhadores possam prestar um cuidado qualitativamente diferenciado ao paciente e familiar potencial doador de órgãos. Neste campo assistencial em que a tecnociência mostra-se avançada e promissora, evidenciou-se um profissional da saúde de terapia intensiva enfrentando conflitos existenciais e alguns dilemas complexos, que dele exigem posicionamentos técnicos e éticos, ao mesmo tempo em que requerem das instituições a promoção de apoio psicológico e estratégias educativas permanentes. |