Abstract:
|
Na sociedade do conhecimento, a educação destaca-se como insumo de qualidade e produtividade. Nesse sentido, as empresas precisam redimensionar seu conceito de treinamento e desenvolvimento, investindo em tecnologias e metodologias que propiciem uma educação continuada. Este trabalho apresenta uma retrospectiva histórica de como o fazer profissional foi repassado ao trabalhador no decorrer das mudanças dos processos produtivos. Levantou-se também conceitos de treinamento e desenvolvimento, informação, conhecimento e aprendizagem. Nesse contexto surge a andragogia como um referencial pedagógico a ser incluído nos programas educacionais das empresas, considerando que ao atender as premissas e princípios da educação para adultos, a possibilidade de se atingir um grau de qualidade e produtividade no processo de aprendizagem é bem maior. Diante do exposto, apresentou-se duas teorias da pedadogia, aproximando-as das metodologias de ensino no âmbito empresarial, como suporte aos programas de educação para adultos: a primeira é "As dez novas competências para ensinar" elaboradas por Pierre Penerroud ( 2000), e a segunda são os sete passos do talento artístico na reflexão-na-ação propostos por Schon (2000) em "Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Entende-se que se estas duas teorias devem ser incluídas nas metodologias de ensino dos programas de treinamento das empresas "com o intuito de facilitar a apreensão das informações, tornando-as conhecimentos aplicáveis no cotidiano do mundo do trabalho. A viabilidade da abordagem proposta é demonstrada através de um Estudo de Caso realizado na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Diretoria Regional de Santa Catarina, sede em Florianópolis. |