Abstract:
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Esta pesquisa descreve e analisa um processo de adaptação estratégica, compreendendo as mudanças organizacionais da empresa Volkswagen-Audi no período de 1996 a 2001. O trabalho é realizado através de entrevistas com funcionários da empresa, utilizando a metodologia de Pettigrew, qualitativa, de abordagem humanista. O objetivo foi compreender as mudanças na perspectiva dos atores. O primeiro período foi caracterizado pela implantação da empresa e de estratégias planejadas. Identificou-se a necessidade de adaptações durante essa fase, levando em consideração variáveis externas e aspectos culturais. O segundo foi pautado pela consolidação da estratégia de exportação do Golf, o que provocou um certo grau de desnacionalização de componentes. A estratégia, além de atender ao compromisso assumido com o Regime Automotivo, veio a compensar uma redução das vendas ocorridas no mercado interno. No terceiro período a logística interna passou por uma reestruturação administrativa e operacional. O desenvolvimento dos fornecedores nacionais foi enfatizado devido à necessidade de nacionalização das peças e componentes. A prestação de serviços de operações portuárias em Paranaguá para outras montadoras foi uma oportunidade de negócio para o grupo Volkswagen, através da Volkswagen Transport. Foram identificadas as principais estratégias logísticas adotadas no período estudado, sendo de grande valia para futuros projetos de implantação de empresas. |