Um estudo sobre o incentivo e desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, através da estratégia de resolução de problemas

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Um estudo sobre o incentivo e desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, através da estratégia de resolução de problemas

Mostrar registro completo

Título: Um estudo sobre o incentivo e desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, através da estratégia de resolução de problemas
Autor: Vasconcelos, Marcelo Camargos de
Resumo: Este trabalho descreve uma pesquisa participativa sobre a criatividade matemática e o desenvolvimento do raciocínio lógico de alunos de 8ª série/Ensino Fundamental, no que diz respeito à resolução de problemas heurísticos. O trabalho está fundamentado na teoria interacionista de Piaget e nos estudos de criatividade e resolução de problemas, desenvolvidos por DANTE (1988,1989). Apresenta-se caminhos alternativos de se criar condições na sala de aula de Matemática para que a criatividade aflore e se desenvolva, através da resolução de problemas que exijam o pensamento lógico do aluno. Também é apresentada uma proposta de ensino de Matemática, onde a resolução de problemas, convenientemente desenvolvida, pode contribuir para incentivar e desenvolver a criatividade dos alunos, tornando a prática educativa matemática mais significativa.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82419
Data: 2002


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
195597.pdf 1.215Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar