Abstract:
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O ambiente empresarial está passando por desafiadoras mudanças que provocam intensa renovação nos modelos de gestão das organizações. A exigência de certificações de qualidade em produtos e serviços como, por exemplo, a aplicação das Normas ISO, se transforma num diferencial competitivo muito freqüente. No contexto, o setor educacional é afetado e começa a dar evidências da necessidade de se inserir nessa nova fase evolutiva; isto é, partir para a adoção de estratégias de gerenciamento que lhe permitam elevar padrões de qualidade e produtividade, tal como ocorre nas empresas comerciais e industriais. O presente trabalho apresenta a experiência de uma instituição de ensino superior nessa direção e visa apontar contribuições das Normas ISO, como recurso facilitador para adoção de um modelo de gestão participativa e comprometida com políticas voltadas para a melhoria contínua; uma abordagem diferenciada e aplicável. A padronização de rotinas pelas normas ISO 9000 se constitui numa ferramenta aplicável, com algumas adaptações ponderáveis, às instituições de ensino que buscam transformar os seus modelos de gestão em atendimento às exigências da sociedade contemporânea. |