Abstract:
|
A presente pesquisa aborda o estudo e a análise do trabalho desenvolvido pela Coordenação de Orientação do Laboratório de Ensino a Distância (LED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Este laboratório está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UFSC. O LED viabiliza cursos de pós-graduação e cursos de extensão em áreas da Engenharia de Produção e afins. Seu principal objetivo é tornar a educação acessível a todos, independentemente da localização geográfica, através da utilização do ensino a distância. Em seus cursos, professores e alunos possuem acompanhamento para o desempenho de suas atividades em tempo integral. Sendo estes cursos divididos em duas fases distintas: fase de créditos e fase de dissertação, para cada uma delas professores e alunos contam com atendimento específico. Quando os alunos se encontram em fase de elaboração da dissertação são atendidos pela Coordenação de Orientação, que presta apoio aos alunos no que diz respeito à produção da dissertação, com o objetivo de monitorar o desenvolvimento da mesma. A Coordenação de Orientação realiza um contato sistemático com todos os alunos e seus respectivos orientadores. Qualquer não conformidade no processo de orientação é detectada e acompanhada, de forma que a situação seja resolvida adequadamente tanto para o aluno quanto para o orientador. Neste contexto, teve origem esta dissertação, com a finalidade de apresentar e analisar o trabalho desenvolvido pela Coordenação de Orientação do LED, bem como propor adequações para aprimorar sua contribuição dentro do modelo pedagógico do PPGEP/LED. |