Abstract:
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A rápida e crescente necessidade de ligação dos computadores em rede devido a tecnologia de informação, visando compartilhar recursos e trazendo como conseqüência a diminuição dos custos com computadores, a globalização das informações, e o foco no cliente, faz com que os objetivos da utilização de uma rede de computadores possam ir além da disposição de recursos e dados, pretendendo fomentar também a disponibilidade, segurança, integridade e principalmente com a qualidade dos serviços prestados ao usuário final. Este trabalho apresenta um estudo de um novo paradigma que vem sendo utilizado no mercado o SLA ( Service Level Agreement), e uma proposta para formalizar a qualidade do serviço que o departamento de informática dentro de uma grande empresa pode prestar para os outros departamentos clientes. Neste sentido toma-se como base um levantamento de todos o processos de conhecimento interno e a concepção e elaboração de um acordo de nível de serviço conhecido como SLA ( Service Level Agreement). Assim, serão conhecidos e analisados os requisitos e componentes de uma rede de computadores, abordando os serviços providos por servidores de rede. Para manutenção de um bom desempenho, serão recomendadas soluções e propostas para os problemas encontrados e desenvolvendo um modelo de acordo de nível de serviço interno entre departamentos nos moldes formais para ambientes de redes de computadores. |