Abstract:
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O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma proposta de sistema de controle de indicadores de qualidade e produtividade, para o acompanhamento e avaliação do processo de execução do serviço de transporte urbano de passageiros. Neste trabalho é feita uma análise do cenário gerencial da qualidade e produtividade do sistema de transporte público de passageiros, para o qual é apresentado um conjunto de indicadores propostos na literatura. Para acompanhamento destes indicadores é sugerido o uso de algumas das ferramentas de Controle Estatístico de Processos (CEP), as quais são implantadas na forma de um sistema computacional. Aspectos desta implantação são discutidos, de forma a tornar o sistema flexível e capaz de evoluir juntamente com as necessidades da empresa operadora. Para fins de validação do sistema proposto foi desenvolvido um modelo de simulação, com base no programa de operação de uma empresa de transporte público de Florianópolis (SC). Os resultados dos testes com o modelo de simulação e o sistema de controle proposto são analisados, indicando a viabilidade de implantação do referido sistema na prática. Recomendações adicionais para esta implantação são apresentadas. |