Um olhar reflexivo à dimensão políticas de pessoal das IFES por meio do Programa de Auto-avaliação Institucional da UFSC.

DSpace Repository

A- A A+

Um olhar reflexivo à dimensão políticas de pessoal das IFES por meio do Programa de Auto-avaliação Institucional da UFSC.

Show full item record

Title: Um olhar reflexivo à dimensão políticas de pessoal das IFES por meio do Programa de Auto-avaliação Institucional da UFSC.
Author: Correa, Ângela Cristina
Abstract: Este estudo propõe um olhar reflexivo à dimensão políticas de pessoal das instituições federais de ensino superior (IFES), por meio do Programa de Auto-avaliação Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (PAAI/UFSC). Caracteriza-se como um estudo qualitativo, de caráter exploratório. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a triangulação e a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa documental demonstram que houve um aperfeiçoamento nas políticas governamentais para os Servidores técnico-administrativos das universidades federais por meio de um plano de incentivo à qualificação. Também apontam que não há uma distinção das atividades acadêmicas e gerenciais e uma cultura instaurada em que os servidores docentes assumem ambas atividades, o que causa sobrecarga de trabalho para os mesmos. Paralelamente, observa-se que historicamente os servidores técnico-administrativos (STA’s), não foram preparados e motivados para assumir atividades de gerenciamento, o que ocasionou o seu despreparo para exercer estas funções. Verifica-se também que não há um plano de carreira com concursos internos acompanhado de um programa de qualificação/capacitação dos STA’s para atividades de gestão. Estas dificuldades geram insatisfação por parte dos três segmentos objeto de avaliação: gestores, docentes e servidores técnico-administrativos. Os resultados ressaltam a importância de uma política de pessoal corporativa dinâmica e sistêmica, integrado ao planejamento institucional, a qual deve articular de forma dual e complementar, os objetivos e metas institucionais com os desejos e necessidades dos servidores. Também sugerem a relevância de um programa de sensibilização que promova uma mudança na cultura organizacional. Constata-se que houve um avanço no modelo de gestão estratégica das IFES ao incluir nos seus objetivos organizacionais ao desenvolvimento articulado e indissociado das atividades de ensino, pesquisa, extensão a dimensão gestão. Um estudo mais aprofundado deverá ser realizado, com o propósito de reavaliar se o desempenho das atividades que envolvem gerenciamento administrativo devem continuar concentradas nos servidores docentes, Ou se o modelo de gestão deverá contemplar duas carreiras, a acadêmica e a gerencial.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82254
Date: 2007-12-29


Files in this item

Files Size Format View
TRABAJOCORREA.pdf 457.7Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar