Abstract:
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Este estudo propõe um olhar reflexivo à dimensão políticas de pessoal das instituições federais de ensino superior (IFES), por meio do Programa de Auto-avaliação Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (PAAI/UFSC). Caracteriza-se como um estudo qualitativo, de caráter exploratório. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a triangulação e a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa documental demonstram que houve um aperfeiçoamento nas políticas governamentais para os Servidores técnico-administrativos das universidades federais por meio de um plano de incentivo à qualificação. Também apontam que não há uma distinção das atividades acadêmicas e gerenciais e uma cultura instaurada em que os servidores docentes assumem ambas atividades, o que causa sobrecarga de trabalho para os mesmos. Paralelamente, observa-se que historicamente os servidores técnico-administrativos (STA’s), não foram preparados e motivados para assumir atividades de gerenciamento, o que ocasionou o seu despreparo para exercer estas funções. Verifica-se também que não há um plano de carreira com concursos internos acompanhado de um programa de qualificação/capacitação dos STA’s para atividades de gestão. Estas dificuldades geram insatisfação por parte dos três segmentos objeto de avaliação: gestores, docentes e servidores técnico-administrativos. Os resultados ressaltam a importância de uma política de pessoal corporativa dinâmica e sistêmica, integrado ao planejamento institucional, a qual deve articular de forma dual e complementar, os objetivos e metas institucionais com os desejos e necessidades dos servidores. Também sugerem a relevância de um programa de sensibilização que promova uma mudança na cultura organizacional. Constata-se que houve um avanço no modelo de gestão estratégica das IFES ao incluir nos seus objetivos organizacionais ao desenvolvimento articulado e indissociado das atividades de ensino, pesquisa, extensão a dimensão gestão. Um estudo mais aprofundado deverá ser realizado, com o propósito de reavaliar se o desempenho das atividades que envolvem gerenciamento administrativo devem continuar concentradas nos servidores docentes, Ou se o modelo de gestão deverá contemplar duas carreiras, a acadêmica e a gerencial. |