Abstract:
|
Através deste trabalho procurou-se enfatizar o uso de ferramentas gratuitas disponíveis na Internet que podem ser utilizadas para desenvolver ambientes virtuais de aprendizagem. O que se buscou observar foi a disponibilidade de recursos na rede e sua utilidade como meios para o desenvolvimento de projetos pedagógicos em todos os níveis do ensino, visando enriquecer o processo de aprender, dando-se ênfase no trabalho colaborativo, nas interações e criatividade. Ressaltou-se a importância de um referencial didático pedagógico na elaboração de projetos educacionais e, para tal, foi tomado como referência o construtivismo interacionista e sócio interacionista de Piaget e Vygotsky, respectivamente. Foram levantadas diversas possibilidades para desenvolvimento de ambientes, fazendo-se uso das tecnologias de Internet. Através de um corte, optou-se pelo uso do E-Groups, disponibilizado pela Yahoo. Foi criado um ambiente virtual trabalhado em duas turmas de pós-graduação da União Educacional de Brasília. Com a ajuda dos alunos e professores, foram relatadas a experiência e as conclusões. |