Desenvolvimento de modelo de gestão aplicado à universidade, tendo por base o Balanced Scorecard

DSpace Repository

A- A A+

Desenvolvimento de modelo de gestão aplicado à universidade, tendo por base o Balanced Scorecard

Show full item record

Title: Desenvolvimento de modelo de gestão aplicado à universidade, tendo por base o Balanced Scorecard
Author: Müller, João Rosa
Abstract: Gerenciar uma organização nos dias de hoje, por si só, já representa um enorme desafio. Porém, em se tratando de uma Instituição de Ensino Superior (IES), sem fins lucrativos, o desafio tornar-se motivador principalmente quando se tem como compromisso responder rápida e eficientemente aos anseios da sociedade em que se está inserido. O objetivo desta dissertação é, partindo da compreensão dos conceitos de qualidade, refletir sobre a função social de uma universidade, propondo um modelo de gerenciamento estratégico. No seu desenvolvimento procedeu-se ampla revisão bibliográfica sobre a evolução histórica da educação superior brasileira, sobre a evolução dos indicadores de qualidade e buscou-se fundamentação para o desenvolvimento de modelo de gerenciamento estratégico em Instituição de Ensino Superior, sem fins lucrativos. O Balanced Scorecard foi o modelo escolhido por integrar macro e micro gestão pelo fato de permitir a avaliação do desempenho sob a ótica de quatro perspectivas: a financeira, a dos clientes, a dos processos interno, a da inovação e crescimento. No entanto, considerando-se a missão de uma instituição sem fins lucrativos, as necessidades e expectativas do seu entorno, foi acrescentada uma quinta perspectiva, a social. Constatou-se que na medida que ocorre o cumprimento da missão de uma IES, sem fins lucrativos, ela passa a ser reconhecida pela sociedade resultando em mais cliente, mais apoio político para seus projetos, esse aumenta, ocorre o reconhecimento do poder econômico das empresas com mais parcerias, mais financiamento e mais investimentos conduzindo automaticamente ao reconhecimento político pelo governo que passa a investir mais em ações conjuntas e em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Concluiu-se assim, que o cumprimento da missão de uma IES conduz ao reconhecimento pela sociedade, pelas empresas e pelos governos e quanto maior o reconhecimento de um, maior o reconhecimento dos outros formando, então o que chama-se na presente dissertação de espiral do reconhecimento.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82177
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
185333.pdf 942.0Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar