Atitude do consumidor da terceira idade em relação ao comércio eletrônico: uma pesquisa qualitativa e quantitativa na região metropolitana da Grande Florianópolis

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Atitude do consumidor da terceira idade em relação ao comércio eletrônico: uma pesquisa qualitativa e quantitativa na região metropolitana da Grande Florianópolis

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Title: Atitude do consumidor da terceira idade em relação ao comércio eletrônico: uma pesquisa qualitativa e quantitativa na região metropolitana da Grande Florianópolis
Author: Neves, Janaína Baeta
Abstract: Avaliou-se, no campo de estudo do comportamento do consumidor, a atitude do consumidor da terceira idade em relação ao comércio eletrônico, em função de atributos no ato da compra. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, realizada com pessoas com cinqüenta anos de idade ou mais, na região metropolitana da Grande Florianópolis, Estado de Santa Catarina, Brasil. Outros objetivos da pesquisa: investigar atributos de compra, em geral; avaliar a atitude do consumidor em relação a compras no mundo virtual; a compras no mundo real; comparar e contrastar os resultados alcançados nos dois objetivos anteriores; pesquisar hábitos de uso do consumidor quanto ao computador e à Internet; descrever o perfil do consumidor, por variáveis de segmentação demográfica, uso de cartão de crédito e hábitos de mídia, selecionados. Para avaliar a atitude, utilizou-se o Modelo de Fishbein e outras técnicas estatísticas auxiliares, tais como análise fatorial e análise de variância. Os resultados confirmaram a hipótese levantada, concluindo-se que a atitude do consumidor da terceira idade em relação ao comércio eletrônico tende a ser favorável. Dentre as descobertas, pode-se salientar as seguintes: 45% da amostra já "navegaram" pela Internet; 26,7% sabem comprar pela Internet; 12,3% realizaram pelo menos uma compra on-line no último ano e cerca de 80% declararam que provavelmente comprariam através deste canal. Ainda, os atributos "qualidade" e "pagamento" são, para os consumidores entrevistados, os mais relevantes no mundo real, e "variedade" e "economia", os mais relevantes no mundo virtual. O estudo oferece, também, sugestões para futuras pesquisas
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82165
Date: 2001


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