Abstract:
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Explicitação da constituição da proposta curricular de História de 1991 em Florianópolis e sua articulação com as discussões que ocorriam na década de 1980 no Brasil. Sobretudo a segunda metade daquela década é conhecida como a época da redemocratização. Este atributo foi conferido em função dos vinte anos de ditadura militar, entre 1964 e 1985. Sem dúvida é um atributo discutível e discutido, mas que tomou conta dos discursos em relação ao período. Foram anos em que partidos de oposição, sobretudo o PMDB, alcançaram o poder, e abriram espaços para formas de gestão participativa, onde a área educacional teve grande destaque. Faço uma incursão pela política formal e a educação em âmbito nacional, procurando situar o aparecimento do tema currículo como centro dos debates. Discuto esses aspectos em âmbito local, situando no interior do debate sobre currículo, a disciplina de História e seus conteúdos programáticos, procurando perceber onde eles se articulam com as concepções teóricas que predominavam nos textos institucionais. A pesquisa foi desenvolvida tendo por base fontes primárias documentais escritas, produzidas no interior da Prefeitura Municipal de Florianópolis, portanto, fontes oficiais, bem como com o auxílio de fontes bibliográficas. |