Abstract:
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O objetivo do presente estudo consiste em analisar os impactos da utilização do Seguro de Crédito à Exportação (SCE) no processo exportador de pequenas e médias empresas industriais de móveis situadas no pólo moveleiro de Arapongas(PR). O estudo consiste de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. A perspectiva de análise é longitudinal, englobando os três últimos anos (1999 a setembro de 2001). A população compreende as empresas exportadoras de móveis localizadas no município de Arapongas, e o tipo de amostragem foi intencional. A amostra foi composta por pequenas e médias empresas industriais de móveis que, juntas, responderam por aproximadamente 89% das exportações da população pesquisada. Os dados secundários foram coletados através de pesquisas bibliográficas, consultas a bancos de dados da Secretaria de Comércio Exterior - SECEX, levantamentos no Sistema de Informações do Banco Central - SISBACEN e levantamento documental junto às empresas pesquisadas. Os dados primários foram obtidos através de entrevista não estruturada com a Seguradora Brasileira de Crédito à Exportação e entrevistas semi-estruturadas com as empresas analisadas. Para o cumprimento do objetivo do trabalho, após uma abordagem do comportamento das exportações brasileiras e da importância da participação das pequenas e médias empresas no processo exportador, é feita a descrição e caracterização do setor moveleiro no Brasil, do mecanismo de Seguro de Crédito à Exportação e seu impacto sobre os riscos nas vendas internacionais. A seguir, verifica-se se a utilização desse instrumento implica na redução dos riscos e na alavancagem das vendas externas das empresas pesquisadas. A pesquisa identifica, ainda, aspectos dificultadores e facilitadores da utilização do SCE, assim como, averigua os resultados obtidos pelas empresas, quando da utilização desse mecanismo. Com base na análise dos dados, conclui-se que a utilização do SCE proporcionou às empresas analisadas, redução do risco das suas exportações, ganhos em competitividade e melhores condições de adotar estratégias de alavancagem de suas vendas externas. |